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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria Tropical. |
Data corrente: |
06/10/2010 |
Data da última atualização: |
06/10/2010 |
Autoria: |
SILVA, J. B. |
Título: |
Gestão da inovação. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
130 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Monografia (Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. Orientador: José Ednilson de Oliveira Cabral, CNPAT. |
Conteúdo: |
A inovação é fator estratégico de sobrevivência e competitividade para empresas
e demaisorganizações.A capacidadede gerar e absorverinovaçõesé elemento-chave
da competitividade dinâmica e sustentável. O problema da inovação nas empresas não
será resolvido com a modificação dos modelos de gestão empresarial, mas pela
influência direta de todos os setores da produção com conseqüências diretas na melhoria
da competitividade. A adoção de um modelo de gestão da inovação trará prerrogativas
especiais para as empresas desenvolverem competências criativas que contribuirão para
inserção de inovações competitivas no mercado. Pela falta de uma gestão da inovação,
em princípio, as empresas estariam operando com uma eficiência inferior ao seu
potencial, sendo necessário exterminar um modelo arcaico de gestão que prioriza a
produção de produtos tradicionais, a burocracia, a verticalidade do organograma e a
pouca, ou nenhuma, liberdade de criação e de interação com o mercado. Há, portanto,
uma necessidade urgente de se procurar uma mudança organizacional que oportunize
aos colaboradores serem fundamentais na pesquisa e no desenvolvimento sendo
geradores de inovações. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de gestão
da inovação aplicável às empresas e que possa contribuir para o desenvolvimento de
produtos inovadores dentro de uma abordagem organizacional, por uma sistematização
da literatura revisada sobre cada um dos assuntos envolvidos no modelo de gestão da
inovação proposto. Inicialmente são apresentados os conceitos fundamentais de
necessário conhecimento para gestão da inovação, tais como: criatividade, invenção,
invento, inovação. Na segunda parte são mostrados os problemas relacionados a criação
de um ambiente favorável à inovação e as implicações da adoção do modelo de gestão
da inovação proposto. Mostra ainda que a gestão da inovação deve estar orientada pelos
resultados pretendidos, planejados e pelos objetivos construidos não apenas pelos
gestores, mas também pelos colaboradores, parceiros e observações de mercado. Na
terceira parte é mostradoque a efetiva aplicaçãoda gestãoda inovaçãoé estruturada
pelas seguintes atividades: prospecção tecnológica, geração de idéias inovadoras,
segurança da informação, formação de equipes inovadoras, pesquisa de mercado,
estudo de viabilidade técnica e econômica, elaboração e gestão de projetos, propriedade
intelectual, marketing e avaliação de impacto. O modelo proposto, portanto, busca
contribuir com as organizações interessadas em aumentar as estratégias, as idéias
inovadoras e o desenvolvimento de produtos diferenciados. Necessitando, no entanto, de
permanente análise da informação com a finalidade de melhor uso na tomada de
decisão. A base do modelo de gestão da inovação pode ser definida em duas etapas:
ambienteorganizacional e operacionalização da inovação. MenosA inovação é fator estratégico de sobrevivência e competitividade para empresas
e demaisorganizações.A capacidadede gerar e absorverinovaçõesé elemento-chave
da competitividade dinâmica e sustentável. O problema da inovação nas empresas não
será resolvido com a modificação dos modelos de gestão empresarial, mas pela
influência direta de todos os setores da produção com conseqüências diretas na melhoria
da competitividade. A adoção de um modelo de gestão da inovação trará prerrogativas
especiais para as empresas desenvolverem competências criativas que contribuirão para
inserção de inovações competitivas no mercado. Pela falta de uma gestão da inovação,
em princípio, as empresas estariam operando com uma eficiência inferior ao seu
potencial, sendo necessário exterminar um modelo arcaico de gestão que prioriza a
produção de produtos tradicionais, a burocracia, a verticalidade do organograma e a
pouca, ou nenhuma, liberdade de criação e de interação com o mercado. Há, portanto,
uma necessidade urgente de se procurar uma mudança organizacional que oportunize
aos colaboradores serem fundamentais na pesquisa e no desenvolvimento sendo
geradores de inovações. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de gestão
da inovação aplicável às empresas e que possa contribuir para o desenvolvimento de
produtos inovadores dentro de uma abordagem organizacional, por uma sistematização
da literatura revisada sobre cada um dos assuntos envolvidos no modelo de gestão da
inovação propost... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Gestão da inovação; Modelo. |
Thesagro: |
Inovação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03505nam a2200157 a 4500 001 1863782 005 2010-10-06 008 2007 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, J. B. 245 $aGestão da inovação. 260 $a130 f.$c2007 500 $aMonografia (Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. Orientador: José Ednilson de Oliveira Cabral, CNPAT. 520 $aA inovação é fator estratégico de sobrevivência e competitividade para empresas e demaisorganizações.A capacidadede gerar e absorverinovaçõesé elemento-chave da competitividade dinâmica e sustentável. O problema da inovação nas empresas não será resolvido com a modificação dos modelos de gestão empresarial, mas pela influência direta de todos os setores da produção com conseqüências diretas na melhoria da competitividade. A adoção de um modelo de gestão da inovação trará prerrogativas especiais para as empresas desenvolverem competências criativas que contribuirão para inserção de inovações competitivas no mercado. Pela falta de uma gestão da inovação, em princípio, as empresas estariam operando com uma eficiência inferior ao seu potencial, sendo necessário exterminar um modelo arcaico de gestão que prioriza a produção de produtos tradicionais, a burocracia, a verticalidade do organograma e a pouca, ou nenhuma, liberdade de criação e de interação com o mercado. Há, portanto, uma necessidade urgente de se procurar uma mudança organizacional que oportunize aos colaboradores serem fundamentais na pesquisa e no desenvolvimento sendo geradores de inovações. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de gestão da inovação aplicável às empresas e que possa contribuir para o desenvolvimento de produtos inovadores dentro de uma abordagem organizacional, por uma sistematização da literatura revisada sobre cada um dos assuntos envolvidos no modelo de gestão da inovação proposto. Inicialmente são apresentados os conceitos fundamentais de necessário conhecimento para gestão da inovação, tais como: criatividade, invenção, invento, inovação. Na segunda parte são mostrados os problemas relacionados a criação de um ambiente favorável à inovação e as implicações da adoção do modelo de gestão da inovação proposto. Mostra ainda que a gestão da inovação deve estar orientada pelos resultados pretendidos, planejados e pelos objetivos construidos não apenas pelos gestores, mas também pelos colaboradores, parceiros e observações de mercado. Na terceira parte é mostradoque a efetiva aplicaçãoda gestãoda inovaçãoé estruturada pelas seguintes atividades: prospecção tecnológica, geração de idéias inovadoras, segurança da informação, formação de equipes inovadoras, pesquisa de mercado, estudo de viabilidade técnica e econômica, elaboração e gestão de projetos, propriedade intelectual, marketing e avaliação de impacto. O modelo proposto, portanto, busca contribuir com as organizações interessadas em aumentar as estratégias, as idéias inovadoras e o desenvolvimento de produtos diferenciados. Necessitando, no entanto, de permanente análise da informação com a finalidade de melhor uso na tomada de decisão. A base do modelo de gestão da inovação pode ser definida em duas etapas: ambienteorganizacional e operacionalização da inovação. 650 $aInovação 653 $aGestão da inovação 653 $aModelo
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria Tropical (CNPAT) |
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Registros recuperados : 106 | |
45. | | JESUS, K. R. E. de; LANNA, A. C.; ABREU, A. L. de; LIMA, D. U. de. Análise de risco de vegetais geneticamente modificados (VGM): uma proposta metodológica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOSSEGURANÇA, 4., SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE PRODUTOS TRANSGÊNICOS, 4., 2005, Porto Alegre/RS. Anais dos eventos. Porto Alegre: Associação Nacional de Biossegurança, 2005.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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46. | | JESUS, K. R. E. de; LANNA, A. C.; ABREU, A. L. de; LIMA, D. U. de. Análise de risco de vegetais geneticamente modificados (VGM): uma proposta metodológica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOSSEGURANÇA, 4., SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE PRODUTOS TRANSGÊNICOS, 4., 2005, Porto Alegre/RS. Anais dos eventos. Porto Alegre/RS: Associação Nacional de Biossegurança, 2005.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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49. | | CACIOLI, G. J. R.; JESUS, K. R. E. de; CASTRO, V. L. S. S. de. Avaliação dos riscos associados ao uso de agrotóxicos empregando o método GMP-RAM. In: O Biológico, São Paulo, v. 70, n.2, p.210, 2008. Edição dos Resumos da 21ª Reunião Anual do Instituto Biológico,- RAIB, 2008. Resumo 207.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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52. | | CREMONEZI, S. M. N.; CARRARO, A. P.; JESUS, K. R. E. de. Avaliação dos impactos do programa de fomento florestal a partir da monocultura do eucalipto através do método-INOVA-TEC System. In: O Biológico, São Paulo, v. 70, n.2, p.205, 2008. Edição dos Resumos da 21ª Reunião Anual do Instituto Biológico,- RAIB, 2008. Resumo 197.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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56. | | CASTRO, V. L. S. S. de; JESUS, K. R. E. de. Biotecnologia, OGM e ambiente. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Julgar: percepção do impacto ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 4, pt. 2, p. 183-202. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 4).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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58. | | PEREIRA, V. da F.; LOPES, D. B.; TORRES, D. A. P.; JESUS, K. R. E. de. Direcionamento institucional para impactos: um exercício de planejamento estratégico em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de segurança alimentar e nutricional. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 57., 2019, Ilhéus. Agricultura, alimentação e desenvolvimento: anais eletrônicos. Ilhéus: SOBER, 2019.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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